Educação Infantil - Excelência no ensino do maternalzinho ao nono ano!

Acesso ao Portal

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educação Infantil

Ensino

A Educação Infantil é considerada, hoje, a primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, moral e social.

Durante a primeira infância, a criança deverá ter oportunidade de vivenciar experiências variadas que lhe permitam exercitar sua cidadania, sendo respeitada e aprendendo a respeitar as diferenças entre as pessoas; ter oportunidade de brincar, como forma de expressar pensamentos e idéias e ter acesso aos bens sócio-culturais, aliados aos conceitos trabalhados em cada faixa etária, desenvolvendo competências necessárias para um crescimento global.

Com o objetivo de desenvolver o prazer pela leitura desde cedo, a Escola Geração Atual dispõe de uma brinquedoteca. Nela, são desenvolvidas diversas atividades, como locação de livros, narração de histórias, projetos de Literatura e de História da Arte.

  • Na fase da alfabetização, compreender o código escrito é parte fundamental das atividades da Educação Infantil e começa muito antes das classes de alfabetização propriamente ditas. O processo de aquisição da leitura e da escrita inicia-se nesse período, com tentativas feitas pelas próprias crianças;


  • Leitura e escrita são significativas. Os textos são escolhidos pelas possibilidades de interesse do aluno, e não pela facilidade de leitura;


  • Ler não é decifrar. Escrever não é copiar. É muito mais. É interpretar a linguagem escrita e expressar idéias com clareza de pensamento;


  • Letramento é a imersão no mundo da cultura escrita. Os alunos completam a aquisição do código escrito no 1º ano do Ensino Fundamental e prosseguem os estudos de Língua Portuguesa escrita durante toda a escolaridade;


  • Na Alfabetização do 1º ano o pensamento simbólico: a inteligência se desenvolve através do jogo do faz-de-conta, da fantasia; aparece a capacidade de representar, inicia-se a construção da linguagem;


  • As atividades desenvolvem o grafismo, o pensamento lógico-matemático e o pensamento lingüístico, com jogos e materiais específicos, uso do computador e com os desafios encontrados no ambiente.
  • Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal