Fundamental I e II - Excelência no ensino do maternalzinho ao nono ano!

Acesso ao Portal

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fundamental I e II

Ensino

Fundamental I

A entrada no Ensino Fundamental é um grande desafio para alunos e pais. Para os pais, porque têm pouco conhecimento da rotina escolar, dos novos compromissos, do perfil de estudante, do currículo e do trabalho a ser realizado. Para os alunos, porque o processo de ensino e aprendizagem sofre algumas modificações; as cobranças ocorrem com maior freqüência para que se aprimore o que já construíram e para que conquistem novas competências, no que diz respeito aos novos saberes e seu papel de estudante.

Já na 3ª e 4ª série, as mudanças ocorrem na forma de estruturar o pensamento, propiciando a realização de esquemas mais complexos e permitindo que os alunos tenham maior capacidade de reflexão e argumentação. Nesta etapa, eles adquirem uma maior autonomia no seu fazer pedagógico.

No processo de formação do indivíduo/estudante/cidadão (com seus direitos e deveres garantidos), serão criadas situações diversas para o desenvolvimento de atitudes de respeito, responsabilidade, solidariedade com o próximo e compromisso com suas produções, estabelecendo, assim, uma relação positiva com o conhecimento.

É importante ressaltar que o cumprimento dos prazos combinados e das regras estabelecidas, no contrato pedagógico e social, desenvolve uma maior autonomia no espaço escolar, e que a parceria entre pais e escola é condição fundamental na conquista desses objetivos.

Da 1ª série a 4ª série (2º ao 5º ano), o aluno passa do pensamento intuitivo para o operatório-concreto. As operações mentais se apóiam na experiência concreta. Período do jogo com regras, consideradas absolutas porque ainda referidas a um pensamento egocêntrico;


No 1º ano, leva-se em conta a necessidade de preparar os alunos para os procedimentos do Ensino Fundamental;


O currículo, a partir do 2º ano, abrange Português, Matemática, História e Geografia, Ciências Naturais, Inglês, Educação Artística, Educação Física e informática;


As atividades enfatizam a construção de competências cognitivas através da reflexão crítica e da relação com questões socioculturais;


Os alunos usam a internet e softwares específicos para o desenvolvimento de projetos;


O acesso ao saber institucionalizado e a sistematização das informações convivem com projetos pedagógicos de contexto significativo.



Fundamental II

No Ensino Fundamental II, de 5ª a 8ª, a intenção é solidificar o desenvolvimento e o conteúdo já passados na fase anterior, preparando, gradativamente, os já adolescentes para o Ensino Médio.

É o momento de estimular o lado cognitivo e social, através das mais diversas atividades e disciplinas, para que se construa uma formação embasada em conhecimentos bem estruturados, agora mais aprofundados e complexos, de forma positiva e autônoma. Para tanto, propiciar experiências que desenvolvam nos alunos as habilidades de observação, análise, raciocínio e interpretação, relacionadas ao meio em que vivem, serão prioridades dos nossos educadores.

Fazendo uso de uma pedagogia alicerçada na consolidação de valores como responsabilidade, compromisso, solidariedade e respeito ao próximo, a Escola Geração Atual compromete-se em criar a sustentação necessária para que seus alunos estejam devidamente preparados e enfrentem os futuros desafios da melhor forma possível.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal