Atividades - Excelência no ensino do maternalzinho ao nono ano!

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Ensino

A Escola Geração Atual não segue uma só linha metodológica. Possui uma linha dinâmica e global, aproveitando as melhores contribuições de cada metodologia e pedagogia atual: Jean Piaget, Maria Montessori e outros. Porém, esta estrutura é sempre revista, tornando o processo de ensino mais objetivo e voltado para o desenvolvimento integral da personalidade de cada criança.

Os objetivos e conteúdos trabalhados em cada área pedagógica são compreendidos como instrumentos para analisar a realidade, não se constituindo num fim em si mesmo. Eles são trabalhados de forma integrada, relacionados entre si, para que as crianças possam compreender a realidade, na sua complexidade, e enriquecer sua percepção sobre ela. Essa integração possibilita uma análise sob diferentes aspectos, sem fragmentações.

Sabemos que a fundamentação pedagógica baseia-se em áreas de atuação, de acordo com os objetivos propostos, em termos de capacidades, considerando as possibilidades de aprendizagem que se apresentam nas diferentes faixas etárias. Assim, desenvolvemos várias atividades pedagógicas, nas áreas de:


Desde pequenas, as crianças buscam formas para interagir com o mundo a sua volta. Inicialmente, procuram explorar tudo o que está ao seu redor, expressando seus sentimentos, idéias e pensamentos, através de comportamentos impulsivos, característicos da idade. Aos poucos, percebem a necessidade de adequar seus gestos às situações, planejando e antecipando suas ações.

As atividades de Expressões possibilitam à criança estabelecer relações consigo mesma, com outras pessoas, com a imaginação e com a cultura, ampliando sua forma de sentir e pensar o mundo em que está inserida, a partir de vivências que lhe permitam expressar-se através de diferentes formas de linguagem. As propostas desta área são divididas em quatro grandes eixos de atuação:


Artes visuais
Proporciona manipulação, exploração e utilização de diferentes materiais, desenvolvendo a imaginação, a expressão da sensibilidade e as capacidades estéticas. O contato com as obras de arte e seus produtores, bem como a reflexão grupal sobre os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala, propiciam o aprofundamento das possibilidades e das representações, além de construções artísticas cada vez mais elaboradas.

Linguagem Oral e Escrita
Desenvolve as capacidades comunicativas através da experimentação da linguagem durante o cotidiano, num contexto onde as crianças comunicam intenções, idéias, fazem intervenções, utilizam-se de argumentações e compartilham idéias e informações, atribuindo significados às palavras e textos. Por meio do contato com diferentes formas de literatura, as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, e, a partir destas vivências, demonstram interesse e curiosidade, levantando hipóteses e adquirindo, aos poucos, consciência gradativa das características formais da língua. Neste processo de idas e vindas acontecem os “erros”, que são necessários e inerentes ao processo de aquisição da linguagem escrita.

Música
Integra a linguagem musical ao contexto Educacional, desenvolvendo a Percepção Auditiva e a Expressão Musical. Oferece oportunidade de vivenciar e refletir sobre diversas questões musicais, como a subjetividade dos sentimentos diante das produções artísticas, conhecimentos sobre diferentes gêneros e autores, possibilidades e qualidades expressadas pelo som, dentre outras, num exercício sensível e expressivo.

Teatro
Atividades que desenvolvem a espontaneidade, a imaginação e a percepção, observando este eixo como meio de estímulo para que a criança extravase seus sentimentos e descubra seus limites. Representando papéis e fantasias próprias, a criança desenvolverá a sua linguagem oral e aprenderá a expressar-se através da linguagem corporal. As atividades de teatro favorecem o conhecimento de si e do outro.
“Os professores podem guiá-las proporcionando-lhes os materiais apropriados, mas o essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra sozinha, permanecerá com ela”. (Jean Piaget)
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